Firebird Documentation IndexUtilitários do Firebird → GSEC
Firebird Home Firebird Home Anterior: IntroduçãoFirebird Documentation IndexAcima: Utilitários do FirebirdPróxima: Opções em linha de comando

Capítulo 2. GSEC – Utilitário do Arquivo de senhas do Firebird

Índice

Introdução
Opções em linha de comando
Comandos do GSEC
Modo Interativo
Modo “Em lote
Executando GSEC Remotamente
Truques do GSEC

Introdução

GSEC é o utilitário de segurança de banco de dados. Ele permite ao DBA (ou qualquer usuário privilegiado) a capacidade de manter contas de usuário para vários bancos de dados Firebird. Usando várias opções, usuários podem ser adicionados, alterados ou eliminados do banco de dados de segurança.

Nota

É possível em alguns sistemas operacionais que usuários que não são capazes de rodar o GSEC, até mesmo sabendo a senha do usuário SYSDBA. Isto acontece por cause que esses SOs permitem ao administrador configurar permissões de sistema de arquivos as quais previnem a execução de certos programas ou utilitários por razões de segurança.

O BD (banco de dados) Firebird que guarda os detalhes de todos os usuários é BD de segurança. Este é localizado num banco de dados normal chamado security.fdb. A localização padrão para este arquivo está em:

  • C:\Program Files\Firebird\Firebird_1_5 para o Windows (C:\Arquivos de Programas\Firebird\Firebird_1_5 para as versões em português) .

  • /opt/firebird para Linux e outros sistemas Unix.

O BD de segurança tem duas tabelas, usuário e host_info. A tabela host_info é vazia e a tabela de usuários guarda todos os detalhes de cada usuário com acesso permitido a qualquer BD do Firebird. Tendo dito isso, roles de banco e privilégios irão prevenir usuários logando e manipulando BDs aos quais eles não possuem direitos.

O utilitário GSEC manipula dados na tabela de usuários no BD de segurança, e fazendo isto, permite que sejam adicionados, alterados e eliminados usuários do sistema. Nem todas as colunas na tabela de usuários podem ser mostradas, mesmo que possam ser alteradas. A colunas da senha do usuário nunca é mostrada pelo GSEC, mas você pode mudá-la, por exemplo.

Assim como mutios utilitários em linha de comando que vêm como o Firebird, GSEC pode ser executado em modo interativo ou em modo lote, e possui uma tela de help mostrando todas as opções do utilitário; nós veremos isso um pouco mais tarde.

Vindo após este capítulo, teremos

  • Opções em linha de comando para o GSEC.

  • Comandos do GSEC e seus parâmetros.

  • Rodando GSEC em modo em lote ou interativo, ambos permitirão a você:

    • Mostrar detalhes do usuário.

    • Alterar detalhes do usuário.

    • Adicionar novos usuários.

    • Eliminar usuários existentes.

  • Usando GSEC para administrar um BD de segurança remoto.

  • Algumas dicas, truques e malandragens do GSEC.

Anterior: IntroduçãoFirebird Documentation IndexAcima: Utilitários do FirebirdPróxima: Opções em linha de comando
Firebird Documentation IndexUtilitários do Firebird → GSEC