Firebird Documentation IndexUtilitários do FirebirdDiversos Script Linux/Unix → Criando nomes de alias
Firebird Home Firebird Home Anterior: Mudando a senha do SYSDBAFirebird Documentation IndexAcima: Diversos Script Linux/UnixPróxima: Ajuda com arquivos make

Criando nomes de alias de banco de dados

Parâmetros createAliasDB.sh

O script createAliasDB.sh permite que a criação de um novo banco de dados, e um alias que um banco de dados seja criado no arquivo /opt/firebird/aliases.conf.

Nota

O script createAliasDB.sh deve ser executado como usuário root.

Se o seu sistema não for configurado propriamente, o passo da criação um banco de dados pode falhar mas o alias ainda será adicionado ao arquivo de alias. Isto pode levar a você subseqüentemente ser incapaz de adicionar o alias propriamente, porque o script verifica para não sobrescrever um alias existente. Você terá que manualmente editar o alias para remover o alias inválido.

Para criar novos bancos de dados, eles devem ser propriedade do usuário firebird, e também propriedade do grupo firebird. A segue mostramos um novo diretório sendo criado pelo usuário root para permitir que bancos de dados Firebird serem criados.

# cd /u01
# mkdir databases
# chown firebird:firebird databases
#

Neste ponto o diretório /u01/firebird é disponível para uso como repositório para um ou mais bancos de dados Firebird. Obviamente, no exemplo acima, o diretório /u01 já existia.

Parâmetros createAliasDB.sh

Para rodar o script createAliasDP.sh, use uma linha de comando similar à seguinte:

# createAliasDB.sh <new_alias> <database_name>

O script precisa de dois parâmetros na linha de comando, ambos obrigatórios:

  • new_alias

    O primeiro parâmetro é o novo alias que você deseja criar. O alias não pode existir previamente no arquivo de alias, ou um erro será mostrado e nenhuma ação posterior será efetuada.

  • database_filename

    O segundo parâmetro especifica o caminho copleto do arquivo de banco de dados. Você não pode especificar um caminho relativo pois isso pode levar a nomes de arquivos de banco de dados inválidos em tempo de conexão. O script irá rejeitar qualquer tentativoa de passar um caminho relativo em vez de um caminho completo.

    Um novo banco de dados será criado se o nome passado no script não exista previamente. Se o banco de dados já existir previamente, apenas o alias será criado e adicionado ao arquivo de alias.

Anterior: Mudando a senha do SYSDBAFirebird Documentation IndexAcima: Diversos Script Linux/UnixPróxima: Ajuda com arquivos make
Firebird Documentation IndexUtilitários do FirebirdDiversos Script Linux/Unix → Criando nomes de alias